Painel geológico vai incentivar turismo em Tibagi
O painel geológico de Tibagi, na região dos Campos Gerais, será inaugurado pela Mineropar no próximo dia 18 de março, data de aniversário do município.
O local escolhido é o mirante do Rio Tibagi, obra também a ser entregue no mesmo dia pela prefeitura. Mais dois painéis serão inaugurados no mesmo dia no Parque Estadual do Cânion Guartelá: um sobre o cânion e outro sobre pinturas rupestres.
O painel de Tibagi mostra um panorama das formações geológicas que ocorrem no município e como se formaram suas principais atrações turísticas naturais, como o Cânion Guartelá, a Serra da Pedra Branca, o Salto Santa Rosa e a cachoeira Puxa Nervos, detalhes sobre fósseis que ocorrem na região, o Rio Tibagi e a história do diamante.
A Mineropar distribuirá, também, folhetos feitos em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Paraná (Setu), que contêm as informações dos painéis. Os folhetos e os painéis são produtos do projeto Geoturismo na Rota dos Tropeiros do Paraná.
Com base nesses materiais, a Mineropar realizará um minicurso de dois dias sobre a geologia de Tibagi, em março, em parceria com as Secretarias de Educação e Turismo do município, destinado à rede de professores municipais e aos condutores de turismo.
GEOTURISMO
A Mineropar já instalou 37 painéis geológicos em 17 áreas, distribuídos em vários municípios do Paraná, sem contar os que serão entregues em Tibagi. Esses painéis fazem parte da atividade Levantamento de Sítios Geológicos e Paleontológicos, iniciada pela empresa, em 2003.
Segundo o coordenador da atividade, geólogo Gil Piekarz, o trabalho de implantação de painéis e folhetos pela Mineropar foi decisivo para a integração entre geologia e turismo no Paraná. “Hoje o termo geoturismo, amplamente utilizado em outros países, começa a se tornar em voga no Paraná e no Brasil, com a conseqüente valorização da geologia como um potencial produto turístico”, afirma Piekarz.
Na geoconservação, ele destaca os tombamentos realizados pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, partindo da proposição da Mineropar, dos primeiros afloramentos rochosos no Estado – as Estrias Glaciais de Witmarsum, em Palmeira, e uma pequena pedreira em Coronel Vivida, que guarda os vestígios do impacto de um astroblema (cratera provocada pelo impacto de um corpo celeste que colidiu com a Terra).
Este ano, a atividade Levantamento de Sítios Geológicos e Paleontológicos do Paraná será concentrada em roteiros geoturísticos, principalmente em Almirante Tamandaré, Colombo, Campo Magro, São José dos Pinhais e Curitiba, além de outros planejados como os de Tibagi, Witmarsum, Prudentópolis e Vila Velha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário